A ESCOLA

Como tudo começou

1992… 18 alunos estudavam em uma casa, surgia a escola de educação infantil BÊ A BÁ com 2 salas de aula, cozinha, diretoria, um salão e um gramado com escorregador e balanço.

O tempo passou e a pequena casa tornou-se o colégio Dom Macário Schmitt que a cada ano que passa vem investindo no crescimento com projetos junto a consultores, buscando através da constante adequação da infra-estrutura e da qualidade de ensino, atendê-lo cada vez melhor.

Nosso maior objetivo não é suprir, mas estar alem da satisfação, atuando à frente dos desafios e preparando pessoas para o futuro através do crescimento do ser humano em todos seus aspectos.

Mais do que um colégio, o Dom Macário tornou-se um centro de cultura e lazer, um referencial de qualidade em ensino.

DOM MACÁRIO
244622691_244050737556213_4006908115827914027_n.jpeg

Nossa Missão

Formar pessoas preparadas para atuarem no mercado de trabalho e conscientes de seu papel no mundo atual.

Nossa Visão

Continuar sendo reconhecido como referência em ensino de qualidade.

Nossos Valores

Relacionamento, integridade, transparência, inovação, compromisso

© Copyrights 2020 Shelly All rights reserved

Vida e obra de Dom Macário

(Ordem de São Bento – Out. 1962)

Dom Macário foi o grande amigo do menor necessitado. A lembrança desse bondoso monge beneditino está bem viva nos corações do povo de São Paulo; aquela figura imponente, simpática, sempre risonha, rodeada de pequenos engraxates e jornaleiros aos quais ele se dedicava com singular desvêlo e com todas as fibras de sua grande alma.

Dom Macário era brasileiro de coração, alemão de origem. Nasceu aos 8 de Outubro de 1862, numa aldeia da Baviera. Com a idade de 2 anos, ficou orfão de pai e mãe. Depois de formar-se no grupo de sua aldeia, aprendeu o ofício de sapateiro. Mas logo percebeu a vocação ao sacerdócio e começou a estudar latim.

Naquele tempo, havia na Alemanha uma grande companha do governo contra os católicos,especialmente contra os bispos e os padres. O jovem estudante de latim, para conseguir o seu ideal sacerdotal, decidiu abandonar a sua pátria, e migrou para os Estados Unidos da América do Norte. Ele entrou no mosteiro beneditino de St. Vincent, onde fez os votos religiosos de monge beneditino, no dia 11 de Julho de 1885. Depois de três anos, a pedido do bispo, Dom Pedro Schumacher, foi enviado a diocese de Portoviejo, no Equador, para fundar um novo mosteiro. No mesmo ano, Dom Macário recebeu a ordem sacerdotal. Mas, tambem no Equador, prorrompe uma perseguição contra o bispo e os padres, e Dom Macário teve que voltar à sua abadia em St. Vincent.

Aconteceu então, que em 1898, um antigo companheiro de estudos que, mais tarde, ficou abade do Mosteiro de São Bento em São Paulo, Dom Miguel Kruse, convidou a Dom Macário para vir ao Brasil. Este atendeu ao convite. Depois de trabalhar em diversos mosteiros beneditinos, no norte do Brasil, Dom Macário chegou a São Paulo, no ano de 1907. Aqui encontrou seu amigo, D. Miguel Kruse, já superior do mosteiro de São Bento.

O fervoroso monge pôde agora trabalhar num vasto campo de ação. Grande foi seu zêlo e sua dedicação na cura d’almas, especialmente entre os humildes e necessitados. naquele tempo havia, junto ao colégio de São Bento, uma escola para os pequenos jornaleiros e engraxates. A esses pequenos o bom padre beneditino se dedicou com extraordinário desvêlo. Dava aulas, divertia a petizada, levava-os consigo a excursões, protegia-os quando oprimidos, consolava-os, admoestava-os conforme a necessidade. Sempre tinha presentes para eles, sempre uma palavra bondosa, sempre um grande coração cheio de afeto e de amor para os pobres e necessitados.

Sua influência e seu domínio sobre os menores comprovou-se num fato inédito. Certo dia, promoveu uma excursão com os meninos do instituto disciplinar. Conseguira para isso a licença das autoridades competentes. Num carro especial da Light, ele levou 40 meninos a passeio; foram ver o mosteiro e colégio de São Bento, o Liceu coração de Jesus, e os 40 meninos foram restituidos ao diretor do instituto, na tarde do mesmo dia. Nenhum tomou a ocasião para fugir.

Não é de estranhar-se que todos gostassem de Dom Macário; todos lhe queriam bem. Sempre rodeado de pequenos amigos, irradiava alegria e felicidade.

No dia 25 de Novembro de 1943, esse bom coração parou de bater. Dom Macário faleceu. Todos choraram a sua morte. Mas o bom Deus que recompensa o menor bem que se faz aos pequeninos, levou essa alma generosa para as alegrias do céu. De la, junto do trono de Deus, Dom Macário continua rezando e ajudando a todos os pequeninos que sofrem privações como verdadeiro amigo do menor necessitado

Chamam de qualidade, nós chamamos de compromisso

Venha nos visitar quando quiser

Saiba mais sobre quem quer fazer parte do crescimento do seu filho

Ligue e tire suas dúvidas:

Ou nos envie uma mensagem:

Todos os direitos reservados – 2021 – Produzido e Desenvolvido por Captar Alunos